segunda-feira, 2 de junho de 2008

A evolução das modalidades de consumo


Um vídeo legal sobre o consumismo, mostram as marcas que se enriquecem todos os dias cada vez mais, e suas consequencias, pobreza,...

Cleptomaníaco


A cleptomania é caracterizada por impulsos de roubar objetos que não são necessários para o uso pessoal ou seu valor monetário.
Objetos que tem valor com dinheiro e jóias são dificilmente levados pro Cleptomaníacos.
Em uma ação de roubo ele não tem nenhum prazer, e sim tensão, apenas e posteriormente, satisfação,mas com o forte impulso e com a realização do roubo, vem um enorme prazer em ter furtado o objeto cobiçado.
O paciente Cleptomaníaco é aparentemente normal, não existe traço algum que defina se a pessoa é ou não um cleptomaníaco, ou seja, não é possivel indentificar o Cleptomaníaco antes de ele adquirir o objetos.
Após o roubo, o paciente reconhece o seu erro de seu modo, não consegue entender porque fez aquilo e nem porque não conseguiu evitar, normalmente, se sente envorgonhado e esconde isso de todos.
As características assemelham muito ao transtorno obsessivo compulsivo, por isso existe uma possibilidade de ser reconhecida como uma variante de transtorno, assim acontece com a Bulimia.
A Cleptomanía geralmente pode iniciar no fim da adolescência e continua por vários anos, é considerada uma doença crônica.
Geralmente a Cleptomanía é encontrada em torno dos 35 anos nas mulheres, e 50 anos nos homens.
Encontra-se mais caso em mulheres do que em homens, porém são mais as mulheres que procuram os médicos. Existe uma incidência de aproximadamente 6 casos em 1000, esse numero provavelmente é subestimado, pois é um problema médico que reforça o desejo do paciente em esconder o problema.
Quando acontece de alguma objeto ser roubado em casa, não se sabe se foi um ladrão ou um Cleptomaníaco, porém estudos em lojas mostram que em menos de 5% dos roubos estavam envolvidos Cleptomaníacos.
Não existe tratamento eficaz ainda, algumas terapias estão sendo feitas nos EUA, que são resultados bastantes parciais, alguma pessoas melhoram, outras não. E no caso das pessoas que melhoram, não se sabe se foi pelo tratamento ou pela atenção dada à doença.

/suzana e pedro henrique

Tudo sobre consumismo resumido neste vídeo


Este vídeo fala sobre TUDO a respeito do consumismo, um excelente resumo, mostrando quem o pratica, motivos/causas, consequências e até mesmo a solução, mas pena que ainda o nosso mundo não percebeo o quão grave é o consumismo.!